O barulho dos fogos de artifício é um verdadeiro tormento para os animais de estimação nesta época do ano. Com ouvidos muito sensíveis, cães e gatos costumam ficar assustados e o risco de fugas aumenta entre o Natal e o Ano Novo. Cansada de ver o sofrimento dos 10 gatos e quatro cachorros que tem em casa, a protetora Eva Visineski, de 53 anos, resolveu fazer um apelo neste ano. Ela instalou uma faixa na rua onde mora, no bairro Novo Mundo, pedindo que os vizinhos substituam os fogos barulhentos por aqueles de artifício silenciosos. Segundo ela, a medida protege não só os cães e gatos, mas as pessoas mais sensíveis.
Segundo a médica veterinária Nora Muñoz, existem remédios para diminuir o medo dos cães e gatos, como florais e Maracujina. Mas eles devem só devem ser ministrados com orientação médica. Nora diz que há também outras medidas que podem ser adotadas para aumentar o conforto dos bichos em épocas de muito barulho.
Nora explica que os gatos sentem o mesmo medo que os cães, mas nem sempre isso é reconhecido pelos donos.
De acordo com a veterinária, cães com medo são capazes até de quebrar vidros e portões para fugir. Por isso, a recomendação é para que os donos verifiquem se os bichos estão devidamente identificados por plaquinhas com o nome e um número de telefone para localização da família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário