Microsoft anunciou essa semana que o novo navegador Spartan do Windows 10 contará com suporte a novos protocolos de streaming adaptativos de conteúdo online. Se você não sabe o que isso significa, só precisa entender que os HLS e DASH irão garantir uma melhor experiência para execução de vídeos em seu dispositivo.
Diferentemente do YouTube que tenta carregar um vídeo em resolução pré-definida ao fazer buffer quando sua conexão não consegue lidar com a alta taxa de dados, os novos protocolos oferecerão uma experiência bem próxima ao que é oferecida pela Netflix. Por falar nisso, a empresa usa atualmente o protocolo DASH que analisa a banda de dados do usuário e, com isso, ajusta a qualidade do vídeo para que o mesmo não seja interrompido.
“Com a mudança dos protocolos de execução de vídeos sob demanda, os desenvolvedores de conteúdo poderão oferecer mais vídeos com qualidades diferentes em um mesmo arquivo. Assim, o próprio sistema analisará a qualidade ideal para cada usuário ao evitar que haja uma saturação na rede. Isso irá proporcionar uma experiência muito mais atrativa para o usuário do Windows 10” – comentou a Microsoft no IEBlog
O novo navegador da Microsoft também conta com maior suporte ao protocolo HTML5. O que mostra que a empresa está se adaptando às mudanças do mercado, ainda mais agora que o YouTube abandonou de vez o flash. As novidades já podem ser encontradas no último preview lançado, sendo compatível com o Vimeo e Twitch, por enquanto.
Para mais detalhes, confira o IEBlog , onde você poderá descobrir como explorar da melhor forma possível a novidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário