Olá Amigos(as),visitem minha página no Facebook e confira as Novidades!!!!!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Como tirar passaporte brasileiro?

O primeiro passo a planejar uma viagem internacional deve ser organizar os documentos obrigatórios em seu país de origem. Com exceção de alguns destinos, o passaporte é necessário para a maioria das viagens ao exterior.
Como tirar o passaporte brasileiro? Basicamente, o processo se resume em três passos:
 Onde fazer passaporte?
1) Preenchimento da ficha de solicitação no site da Polícia Federal
Acesse http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte com os documentos em mãos e preencha a inscrição.
2) Pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União)
Após a solicitação de passaporte, você receberá um número de protocolo de atendimento e um boleto para o pagamento de R$ 156,07. Caso você perca o boleto, é possível fazer a reemissão pelo link: https://www7.dpf.gov.br/sinpa/jsp/reemissaoGRU/reemissaoGRU.jsp
3) Levar os documentos na data e no local definidos no momento do requirimento de passaporte.
Durante o preenchimento de sua ficha, será necessário escolher o posto onde você deve apresentar a documentação e futuramente recolher o passaporte.

Os documentos necessários para a retirada do Passaporte são:
  • Documento de Identidade ( São considerados documentos de identidade: Cédula de identidade, Passaporte Brasileiro anterior;Carteira Nacional de habilitação do DETRAN; Carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei; carteira funcional expedida por órgão público reconhecida por lei federal;Carteira de identidade expedida por comendo militar, ex ministéio militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar.)
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral.
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
  • Certificado de Naturalização, para os Naturalizados.
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido
  • Passaporte comum ou de emergência anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro.
  • CPF

Veja mais informações sobre documentação em: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum

Leia também:
Países que não exigem passaporte para brasileiros
Como renovar passaporte brasileiro vencido?
Como tirar carteira internacional de motorista?
Como tirar visto para os Estados Unidos?
Vacinação antes de viajar

Nenhum comentário:

Postar um comentário