Chegamos aos anos 70, uma geração de jovens cineastas tomou conta de Hollywood, rompendo com o sistema onde o produtor era o dono do filme.
O cinema italiano viveu um grande momento e os países da cortina de ferro também começaram a produzir bons filmes.
Selecionei 10 filmes que ao meu ver tiveram grande significado para o cinema e uma lista de menções honrosas que a complementa.
1. Dersu Uzalá (1975. após uma depressão e uma tentativa de suicídio, causados pelo fracasso de seu filme 'Dodeskaden', Akira Kurosawa conseguiu financiamento russo para produzir sua obra-prima. conta a história de um engenheiro, que numa expedição cartográfica na Sibéria contrata um guia nativo, que vai lhe ensinar a conviver com a natureza. um filme belíssimo e inesquecível)
2. O Poderoso Chefão (1972. e a segunda parte em 1974. a Paramount se arriscou quando deu para o jovem Francis Ford Coppola a direção de um grande projeto, mas foi recompensada plenamente. a transposição do livro de Mario Puzo sobre a máfia resultou em dois filmes impecáveis, que marcaram a história do cinema)
3. Laranja Mecânica (1971. ao adaptar o livro de Anthony Burgess, Stanley Kubrick criou um clássico, que apesar de futurista, representou uma geração. a ultraviolência praticada pela gang de jovens ao som de Beethoven era a tradução gráfica do choque de gerações que permeou o período. um filme genial)
4. Apocalypse Now (1979. Francis Ford Coppola desceu ao inferno ao transportar o livro 'Coração das Trevas' para o Vietnam, numa filmagem cheio de percalços, mas que resultou numa obra-prima. um capitão americano é enviado à selva com a missão de matar um coronel - Marlon Brando em mais um grande momento - que, enlouquecido, tornou-se um problema, e era adorado por seus seguidores)
5. Amarcord (1973. o título é uma tradução fonética de "io me ricordo" e mostra a visão única de Federico Fellini da sua própria infância em Rimini, com personagens exagerados e caricatos. fala de religião, educação e do facismo, num dos melhores filmes do diretor)
6. M.A.S.H. (1970. com a guerra do Vietnam ainda em curso, o novato Robert Altman ousou satirizar a guerra do Coréia, através de cirurgiões de um hospital de campanha, que mantém o bom humor, mesmo diante das piores situações. o filme causou polêmica, mas ganhou a Palma de Ouro em Cannes e foi um grande sucesso de bilheteria, gerando até uma série de TV)
7. Taxi Driver (1976. um veterano do Vietnam mentalmente instável e insone, arruma um emprego de taxista nas madrugadas, percorrendo as ruas da decadente Nova York da época, em meio a marginais e prostitutas. um roteiro perfeito de Paul Schrader, dirigido pelo jovem Martin Scorsese e estrelado pelo assustadoramente perfeccionista Robert DeNiro, o melhor cinema americano estava nascendo ali)
8. Guerra nas Estrelas (1977. o cinema nunca mais foi o mesmo depois do lançamento da saga de George Lucas, que criou um universo inteiramente novo, que é cultuado até hoje. efeitos inovadores, personagens carismáticos, geraram inúmeros subprodutos e também cópias)
9. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977. hoje é mais difícil perceber a importância cultural desta obra-prima de Woody Allen, mas na época era fashion, um espelho do que era ser "in". além disso, o diretor estava no melhor da sua forma, fez um roteiro com diálogos geniais, escalou atores perfeitos e continua colhendo os frutos)
10. Um Estranho no Ninho (1975. um presidiário malandro se finge de louco para ser internado numa clínica e assim escapar dos trabalhos forçados. lá começa a influenciar os outros internos a se rebelarem contra os maus tratos. um ótimo filme dirigido pelo tcheco Milos Forman, mas sua maior importância está em dar asas para Jack Nicholson, um ator icônico, em seu melhor papel)
Veja ainda: "10 Filmes Essenciais 2000-2009", "10 Filmes Essenciais 1990-1999", "10 Filmes Essenciais 1980-1989", "10 Filmes Essenciais 1970-1979", "10 Filmes Essenciais 1960-1969", "10 Filmes Essenciais 1950-1959", "10 Filmes Essenciais 1940-1949", "10 Filmes Essenciais 1930-1939"
Nenhum comentário:
Postar um comentário