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sexta-feira, 8 de março de 2013

5 dicas para o uso estratégico do monitoramento de redes sociaisby Candice Vitale

5 dicas para o uso estratégico do monitoramento de redes sociais
Saber o que as pessoas falam de sua marca. Certamente essa é a primeira impressão que se tem quando o tema é monitoramento de redes sociais.
Mas será que este serviço está limitado somente a isso? O monitoramento pode ir além do que sua imaginação permitir. Múltiplos usos, estratégicos, podem ser definidos com as ferramentas certas e metas estabelecidas.
Geralmente essa atividade fica concentrada com o time de Marketing, com suas buscas e objetivos voltados para analisar os esforços dessa área. Porém, seu potencial pode atravessar essas barreiras, ajudando a colher insumos para outras áreas como Produtos, Comercial, RH e Jurídico por exemplo.
Para lhe ajudar a entender como usar melhor sua estrutura de monitoramento, aí vão algumas dicas:
1.       Analisando o mercado
Uma das grandes vantagens do monitoramento é a possibilidade de rastrear qualquer termo de forma aberta. Por que não aproveitá-lo para conhecer seu mercado?
Definir as empresas concorrentes de seu segmento e analisar seu posicionamento, ações e opinião de clientes pode gerar informações valiosas para seu negócio.
Você também pode comparar o desempenho de seus índices com os dessas empresas e avaliar como sua empresa está em relação a suas concorrentes.
2.       Insights sobre produtos
As redes sociais são muito utilizadas pelos consumidores para troca de informações e experiências de uso de produtos. É um caldeirão de ricas informações pra quem já tem um produto no mercado ou pretende lançar algo novo.
Se seu produto já é comercializado, você pode saber a opinião de quem o usa como as principais reclamações, elogios, falhas de design e comparações com a concorrência. Esses insumos podem auxiliá-lo em ações de melhoria contínua e aprimoramento de seus produtos.
Já se seu interesse é lançar novos produtos, aproveite para entender quais são as necessidades dos consumidores, do que sentem falta no mercado. Com um olhar atento, é possível descobrir boas oportunidades ainda não exploradas.
 3.       Suporte ao RH
Encontrar talentos muitas vezes é uma tarefa árdua para quem trabalha com RH. As redes sociais podem ajudar bastante essa equipe em seu trabalho diário.
Identificar comunidades e perfis interessantes, conhecer o que os profissionais buscam em uma empresa e conhecer as oportunidades da concorrência são algumas das possibilidades de uso do monitoramento para o RH.
4.       Oportunidades comerciais
Já parou para imaginar quantas oportunidades de negócios surgem todos os dias nas redes sociais? São milhares de pessoas manifestando opiniões e desejos de forma aberta para suas redes de conexão.
Integrar seu time comercial a essa atividade pode ser muito produtivo. Com um olhar focado certamente será possível identificar potenciais clientes e parceiros e aumentar seus resultados comerciais.
5. Cuidando de casos críticos
Os consumidores já descobriram o poder que possuem dentro das redes sociais. Hoje, elas são utilizadas cada vez mais para gerar barulho por consumidores insatisfeitos e as empresas precisam estar atentas para essas situações.
Identificar esses casos o mais cedo possível, alinhando com seu departamento jurídico a tomada de ação ideal para cada caso, pode livrar sua empresa de grandes dores de cabeça e melhorar o atendimento a seus clientes.
E você, utiliza o monitoramento de redes sociais em sua empresa? Conte pra gente!

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