Olá Amigos(as),visitem minha página no Facebook e confira as Novidades!!!!!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Imprensa chinesa diz que Estados Unidos desprezaram Japão

Abe não conseguiu que Obama expressasse seu apoio à Tóquio no conflito com Pequim

Imprensa chinesa diz que Estados Unidos desprezaram Japão

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, não conseguiu que Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, expressasse seu apoio explícito ao Japão pelo conflito que mantém com a China sobre as ilhas Senkaku durante o encontro realizado na semana passada em Washington, segundo a imprensa chinesa, revelou a Kyodo.
De acordo com a agência Xinhua, Washington deliberadamente minimizou a questão, abstendo-se de expressar abertamente seu apoio a Tóquio porque necessita cultivar boas relações com Pequim. Abe fracassou em sua tentativa de fazer com que os Estados Unidos se coloquem ao lado do Japão na disputa pelas Senkaku e de mostrar a força da aliança bilateral, salientou a agência chinesa.
Enquanto Obama destacou a importância da aliança de segurança nipoamericana para seu país e em geral para a região Ásia-Pacífico, evitou fazer pronunciamento sobre as ilhas Senkaku. A Xinhua disse que a atitude "agressiva" do governante japonês em relação à disputa com a China antes de viajar para os EUA foi atenuada após seu encontro com Obama devido ao “desprezo de Washington”.
Por fim, a agência chinesa assegurou que os Estados Unidos buscam manter delicado equilíbrio na região, mantendo a sua aliança com o Japão, mas sem irritar a China, e não deseja que seus laços com Pequim sejam "prejudicados pela imprudente postura do Japão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário