Muitos começam atividades em mídias
sociais sem pensar muito, achando que publicar promoções, sorteios e
notícias será o suficiente. Contudo, é importante ter objetivos em mente
e, juntamente a isto, monitorar conteúdo. Não adianta nada você atuar
brilhantemente para uma marca se ela é xingada e nada é feito a respeito
disso, certo? Conheça algumas ferramentas que ajudam a organizar as
menções às marcas em redes sociais na internet.
Nesta lista mencionarei apenas ferramentas de monitoramento de conteúdo gratuitas.
>> Quero saber sobre ferramentas pagas e brasileiras para o monitoramento de redes sociais.
>> Quero saber sobre ferramentas gringas e pagas para o monitoramento de redes sociais na internet.
Multiplataforma
Social Mention: Essa
ferramenta consegue monitorar todas as midias sociais mais populares
através de buscas de palavras-chave. Você digita o nome da marca ou
assunto que quer monitorar e pronto. Ele mostrará uma lista de
publicações recentes com os termos que você solicitou. A ferramenta
parece genial, mas, como qualquer ferramenta gratuita, não é totalmente
confiável. Espere omissão de algumas publicações.
Addict-o-Matic:
Cria uma página com a busca do termo solicitado em algumas mídias
sociais – como Twitter, Flickr e Youtube – e mecanismos de busca – como
Google, Bing e Ask. Bom para deixar várias coisas em um lugar só, mas
peca nas mídias sociais monitoradas.
How Sociable?:
Monitora a visibilidade de marca na web. O problema é que, se você
quiser monitorar a presença da marca em um determinado país não há
nenhum filtro. Se a marca que você quiser verificar a visibilidade tiver
um nome composto pelo de outras marcas ou o nome não for único, a
ferramenta também se torna inútil.
Postling:
Integra Facebook, Twitter, blogs e outras ferramentas. Funciona como
ferramenta de monitoramento de conteúdo, mas também permite a publicação
de mensagens e o seu agendamento. Permite a inserção de várias marcas
em uma única conta, o que pode ser bem útil para quem trabalha para
várias marcas. Vale a pena testar a versão gratuita. A versão paga
permite a adição de análise gráfica de dados (analytics).
Tribe Monitor:
Ferramenta de monitoramento de conteúdo em redes sociais especializada
em bandas (artistas, músicos). Tem foco em geolocalização, mas oferece
uma série de outros benefícios interessantes para artistas e
empresários. Atualmente está em beta, é necessário se inscrever para
testar.
Blogs
Blog Pulse: Ferramenta
grátis desenvolvida pela Nielsen, é voltada para o monitoramento de
conteúdo em blogs. Pode receber buscas avançadas através da programação
de palavras negativas, por exemplo. Funciona muito bem para encontrar,
inclusive, posts brasileiros. Teste também a ferramenta Conversation Tracker, que verifica se outros blogueiros mencionaram uma determinada URL.
Google Blog Search: O
gigante das buscas não poderia ficar de fora da festa, não é? O Google
tem uma boa busca de blogs, mas omite muitos resultados. Recomenda o uso
do Google Blog Search em adição ao Blog Pulse para melhores resultados
em monitoramento de conteúdo. Funciona ainda melhor em parceria com o Google Alertas, que envia novidades na SERP para o seu email diariamente.
Twitter Search: Por
incrível que pareça, a busca do Twitter é uma das melhores ferramentas
de busca. Mas cuidado: não use aquela busca que fica ao lado da
timeline, mas sim a busca avançada. Nela é possível filtrar as
publicações por local, língua, data, emissor, destinatário e muito mais.
HootSuite:
Ele não é só uma ferramenta para tuitar através de várias contas. É
possível manter colunas com buscas automáticas de vários termos, o que
ajuda não só a monitorar redes sociais com efetividade, mas também
responder questionamentos ou interceder em momentos delicados com poucos
cliques. Vale sempre lembrar que o HootSuite é freemium, ou
seja, pode ser usado de maneira gratuita e limitada ou paga com algumas
vantagens. Ele também pode monitorar e publicar conteúdo no Facebook,
Foursquare, MySpace, WordPress, Ping,fm, Mixi e LinkedIn. Se não
bastasse, pode ser integrado com o Google Analytics e gera relatórios
automaticamente. Saiba mais sobre estes relatórios de redes sociais.
Monitter: Não tão bom quanto a busca avançada do Twitter, tem um design melhorado e com update automático.
Monitorar conteúdo no Facebook não é tão
fácil quanto no Twitter ou em blogs. O motivo é simples: não há
softwares específicos. Você pode usar uma ferramenta de monitoramento de
redes sociais pago, usar um multiplataforma grátis citado acima ou usar
a busca do Facebook. Alguns não se dão conta que a própria mídia social
oferece esta busca simples de conteúdo publicado pelos usuários.
Digite uma busca no campo procurar, no topo do Facebook e clique na lupa. Depois, do lado esquerdo, clique em publicações de todos.
Pronto, você já vai saber quais são os usuários que estão falando da
sua marca. Contudo, ela é muito ruim e omite muitos resultados,
mostrando apenas os 17 mais recentes (mais ou menos).
Orkut
A mídia social mais popular do Brasil
tem uma busca de conteúdo muito ruim. A forma de acessá-la é através do
campo que fica no canto superior esquerdo da página inicial, clicando em
tópicos posteriormente. Uma pena que o Orkut não tem aplicativos que facilitem o monitoramento.
Fóruns
Board Tracker:
Ninguém lembrou de monitorar fóruns? Que feio! Especialmente quando se
trata de assuntos relacionados a tecnologia, o monitoramento de fóruns
não pode ficar de fora.
A ferramenta de monitoramento ZoomSphere pode te auxiliar no trabalho de monitorar sua marca nas redes sociais. Atualmente é disponibilizado um período gratuito de testes para que você possa conhecer todas as suas funcionalidades. Não deixe de conferir e deixar seu feedback para que a ferramenta possa estar sempre se adequando as necessidades de seus usuários. http://www.zoomsphere.com
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