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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ferramentas grátis para monitoramento de redes sociais na internet

Ferramentas grátis para monitoramento de redes sociais na internet.

 Dentre todas elas, qual será a melhor?
Muitos começam atividades em mídias sociais sem pensar muito, achando que publicar promoções, sorteios e notícias será o suficiente. Contudo, é importante ter objetivos em mente e, juntamente a isto, monitorar conteúdo. Não adianta nada você atuar brilhantemente para uma marca se ela é xingada e nada é feito a respeito disso, certo? Conheça algumas ferramentas que ajudam a organizar as menções às marcas em redes sociais na internet.
Nesta lista mencionarei apenas ferramentas de monitoramento de conteúdo gratuitas.

>> Quero saber sobre ferramentas pagas e brasileiras para o monitoramento de redes sociais.
>> Quero saber sobre ferramentas gringas e pagas para o monitoramento de redes sociais na internet.

Multiplataforma

Social Mention: Essa ferramenta consegue monitorar todas as midias sociais mais populares através de buscas de palavras-chave. Você digita o nome da marca ou assunto que quer monitorar e pronto. Ele mostrará uma lista de publicações recentes com os termos que você solicitou. A ferramenta parece genial, mas, como qualquer ferramenta gratuita, não é totalmente confiável. Espere omissão de algumas publicações.
Addict-o-Matic: Cria uma página com a busca do termo solicitado em algumas mídias sociais – como Twitter, Flickr e Youtube – e mecanismos de busca – como Google, Bing e Ask. Bom para deixar várias coisas em um lugar só, mas peca nas mídias sociais monitoradas.
How Sociable?: Monitora a visibilidade de marca na web. O problema é que, se você quiser monitorar a presença da marca em um determinado país não há nenhum filtro. Se a marca que você quiser verificar a visibilidade tiver um nome composto pelo de outras marcas ou o nome não for único, a ferramenta também se torna inútil.
 
Postling: Integra Facebook, Twitter, blogs e outras ferramentas. Funciona como ferramenta de monitoramento de conteúdo, mas também permite a publicação de mensagens e o seu agendamento. Permite a inserção de várias marcas em uma única conta, o que pode ser bem útil para quem trabalha para várias marcas. Vale a pena testar a versão gratuita. A versão paga permite a adição de análise gráfica de dados (analytics).
Tribe Monitor: Ferramenta de monitoramento de conteúdo em redes sociais especializada em bandas (artistas, músicos). Tem foco em geolocalização, mas oferece uma série de outros benefícios interessantes para artistas e empresários. Atualmente está em beta, é necessário se inscrever para testar.

Blogs

Blog Pulse: Ferramenta grátis desenvolvida pela Nielsen, é voltada para o monitoramento de conteúdo em blogs. Pode receber buscas avançadas através da programação de palavras negativas, por exemplo. Funciona muito bem para encontrar, inclusive, posts brasileiros. Teste também a ferramenta Conversation Tracker, que verifica se outros blogueiros mencionaram uma determinada URL.
Google Blog Search: O gigante das buscas não poderia ficar de fora da festa, não é? O Google tem uma boa busca de blogs, mas omite muitos resultados. Recomenda o uso do Google Blog Search em adição ao Blog Pulse para melhores resultados em monitoramento de conteúdo. Funciona ainda melhor em parceria com o Google Alertas, que envia novidades na SERP para o seu email diariamente.

Twitter

Twitter Search: Por incrível que pareça, a busca do Twitter é uma das melhores ferramentas de busca. Mas cuidado: não use aquela busca que fica ao lado da timeline, mas sim a busca avançada. Nela é possível filtrar as publicações por local, língua, data, emissor, destinatário e muito mais.
HootSuite: Ele não é só uma ferramenta para tuitar através de várias contas. É possível manter colunas com buscas automáticas de vários termos, o que ajuda não só a monitorar redes sociais com efetividade, mas também responder questionamentos ou interceder em momentos delicados com poucos cliques. Vale sempre lembrar que o HootSuite é freemium, ou seja, pode ser usado de maneira gratuita e limitada ou paga com algumas vantagens. Ele também pode monitorar e publicar conteúdo no Facebook, Foursquare, MySpace, WordPress, Ping,fm, Mixi e LinkedIn. Se não bastasse, pode ser integrado com o Google Analytics e gera relatórios automaticamente. Saiba mais sobre estes relatórios de redes sociais.
Monitter: Não tão bom quanto a busca avançada do Twitter, tem um design melhorado e com update automático.


Facebook

Monitorar conteúdo no Facebook não é tão fácil quanto no Twitter ou em blogs. O motivo é simples: não há softwares específicos. Você pode usar uma ferramenta de monitoramento de redes sociais pago, usar um multiplataforma grátis citado acima ou usar a busca do Facebook. Alguns não se dão conta que a própria mídia social oferece esta busca simples de conteúdo publicado pelos usuários.
Digite uma busca no campo procurar, no topo do Facebook e clique na lupa. Depois, do lado esquerdo, clique em publicações de todos. Pronto, você já vai saber quais são os usuários que estão falando da sua marca. Contudo, ela é muito ruim e omite muitos resultados, mostrando apenas os 17 mais recentes (mais ou menos).

Orkut

A mídia social mais popular do Brasil tem uma busca de conteúdo muito ruim. A forma de acessá-la é através do campo que fica no canto superior esquerdo da página inicial, clicando em tópicos posteriormente. Uma pena que o Orkut não tem aplicativos que facilitem o monitoramento.

Fóruns

Board Tracker: Ninguém lembrou de monitorar fóruns? Que feio! Especialmente quando se trata de assuntos relacionados a tecnologia, o monitoramento de fóruns não pode ficar de fora.

Um comentário:

  1. A ferramenta de monitoramento ZoomSphere pode te auxiliar no trabalho de monitorar sua marca nas redes sociais. Atualmente é disponibilizado um período gratuito de testes para que você possa conhecer todas as suas funcionalidades. Não deixe de conferir e deixar seu feedback para que a ferramenta possa estar sempre se adequando as necessidades de seus usuários. http://www.zoomsphere.com

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