O vegetal que ocupa o topo da lista é o agrião, que possui nutrientes como vitamina C, vitamina K, cálcio e potássio. Ele também contém proteínas, fibras, carboidratos e lipídios. Em uma pontuação de 0 a 100, a verdura conseguiu a nota máxima, seguido pela couve chinesa (91.99), pela acelga (89.27), por folhas de beterraba (87.08), pelo espinafre (86,43) e pela chicória (73,36).
Para o nutricionista esportivo Ricardo Zanuto, doutor e mestre em Fisiologia Humana e Biofísica pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, o estudo não permite uma comparação correta entre os alimentos. Segundo o médico, a pesquisa avalia alimentos com diferenças significativas de macro nutrientes, deixando os alimentos menos calóricos e menos pesados no topo, em contrapartida, os mais calóricos e mais pesados ficaram na parte inferior. “O estudo deveria ter apresentado uma tabela para cada tipo de alimento legumes, frutas e verduras”, avalia.
O médico acredita que o artigo pode servir de base para um estudo mais detalhado que apresente os nutrientes presentes em cada alimento, favorecendo uma comparação entre eles, e auxiliando nas combinações entre os alimentos.”As opções apresentadas no estudo são muito boas no aspecto nutricional, mas dependendo do objetivo a ser alcançado como emagrecimento, aumento da massa magra, alguns deles não são os ideais”, afirma o nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário