Uma das funcionárias do Royal Affilia Magic School explica que os “concept cafés” são um novo tipo de estabelecimento em que os visitantes são convidados a entrar em um mundo novo e obedecer a eventuais regras. Por mais estranho que isso possa parecer para nós, ocidentais, esses cafés fazem muito sucesso na Terra do Sol Nascente.
O responsável pelo site Tofugu acredita que a popularidade desses cafés inusitados se deva justamente à maneira com que os japoneses vivem. Como a maioria tem apartamentos pequenos e em muitos deles não se pode ter animais de estimação, as pessoas acabam passando mais tempo em espaços públicos, onde sempre é possível contar com a companhia de outras pessoas para conversar e curtir alguns bons momentos.
Abaixo você conhece alguns cafés temáticos que foram selecionados a partir do canal Suppin Japan, que procura divulgar a cultura japonesa para o mundo. Vale ressaltar que os vídeos são em inglês e japonês e não possuem legendas disponíveis em português, mas a partir deles é possível ver melhor como esses estabelecimentos funcionam.
#1 – Escola de meninas
Que tal visitar um café em que você pode ser atendido por alunas de verdade em seus uniformes escolares? Como no Japão tem de tudo, não é difícil encontrar estabelecimentos como o JK Café, que inaugurou em 2012. Aliás, o nome já é autoexplicativo, afinal JK é a abreviação de jyoshi kousei, que significa “estudante do ensino médio” em japonês. Além de provar os pratos – que as próprias alunas preparam –, os visitantes podem fingir que são professores, tirar fotos, brincar e até mesmo fazer uma prova para testar conhecimentos de matemática, ciências, inglês ou japonês.#2 – Escola de meninos
E se existe um café formado apenas por meninas, por que não haveria também um estabelecimento em que os garçons fossem todos meninos? Mas, além disso, o Danshi BL High School – que inaugurou em 2011 – tem um diferencial. A temática aqui é baseada no “boys love”, que é um tipo de anime e manga que trata do romance entre meninos. Um dos funcionários afirma que as garotas que preferem esse tipo de romance são as que costumam frequentar o local. É possível participar de algumas brincadeiras e até mesmo pagar
para que dois atendentes comam um palitinho doce (Pocky) até que se
beijem. O espaço ainda é cheio de detalhes e tem até mesmo um quadro
negro para dar um toque de realismo ao clima escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário