O ‘Edo Yukata’, uma tradicional vestimenta japonesa, parece estar mais popular do que nunca neste verão japonês.
Artesãos disseram que a procura de yukatas para homens cresceu ainda mais do que para mulheres
Os artesãos têxteis de Tóquio têm estado ocupados com a produção dos tecidos para o tradicional kimono, que geralmente é usado nesta época do ano.
O Edo Yukata tem um design tradicional e estampas delicadas, que remontam ao final do século XVIII e início do século XIX, entre os períodos Edo e Meiji.
É nesta época do ano em que os artesãos mais recebem encomendas, no entanto, os pedidos aumentaram em relação aos anos anteriores, batendo recorde de produção.
Estampar os tecidos não é uma tarefa fácil. É preciso ter muita experiência em uma arte que leva cerca de três semanas para ser finalizada.
“Os pedidos de yukata para mulheres aumentaram muito neste ano, mas a procura por tecidos de yukatas para homens cresceram ainda mais”, disse um artesão têxtil de Tóquio à rede NHK world
Um grupo de entusiasta de quimono estão tentando mudar a forma como as pessoas veem as roupas tradicionais japonesas, usando redes sociais para combinar encontros em espaços públicos e promover o chamado flash mob.
O grupo Kimono Jack convida todos os interessados em vestes tradicionais japonesas a mostrar-se e divertir-se em público, sem as estritas convenções e códigos de vestimenta que dominam o Japão moderno.
O fundador Mihiro Akagi, de 39 anos, iniciou o primeiro grupo em Kyoto em 2009, depois ter sido inspirado pelo Twitter a coordenar flash mobs.
Marni lança coleção baseada em kimonos japoneses no Milan Fashion Week
22/09/2013 - 19:27
A grife italiana Marni revelou neste domingo (22) uma coleção baseada em kimonos japoneses no Milan Fashion Week e foi aclamada de pé pelos espectadores.
Saias longas minimalistas, com dobras angulares eram em sua maioria em preto ou branco, mas havia também blusas com estampas de flores grandes, com um toque oriental.
De acordo com a Marni, a coleção “mergulha no território romântico, mantendo contenção e austeridade como princípios orientadores”.
A grife explicou que apontou para uma sensação de “leveza” e uma qualidade “escultural”, em seus projetos para a primavera / verão 2014.
“O resultado é feminino com um ângulo difícil. Suave na aparência, assertivo no espírito, com uma certa ousadia “, declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário