Olá Amigos(as),visitem minha página no Facebook e confira as Novidades!!!!!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Onde ficam as sementes das bananas?


Você alguma vez já se perguntou aonde que ficam as sementes das bananas? Aqueles pequenos pontinhos pretos no interior da fruta não são sementes, mas sim, óvulos não fecundados da flor da bananeira.

         A maioria das bananas que comemos não possuem sementes. Segundo o engenheiro agrônomo Oscar R P Bendeck, bananas com sementes é um privilégio somente para as espécies selvagens. No Brasil, essas bananas podem ser encontradas na natureza, em regiões litorâneas de Mata Atlântica. 
         Mas tome cuidado: se um dia você avistar uma bananeira, além do perigo das cobras (que adoram morar em meio a esse tipo de vegetação), você pode quebrar o seu dente ao morder uma banana com sementes. Esse pequeno 'acidente' pode acontecer porque quando mordemos uma banana, não esperamos encontrar caroços do tamanho de um feijão. As sementes das bananas são bem 'grandinhas', com um diâmetro médio de 1 a 2 centímetros. Aposto que você ficou curioso(a) de ver uma dessas!
         E como as bananas sem sementes são reproduzidas? Bom, a reprodução das bananas 'tradicionais' ocorre por propagação vegetativa, quando os brotos das novas plantas surgem a partir da planta-mãe. Se você não tem acesso as bananas com sementes e gostaria de ter uma bananeira em seu quintal, basta cortar um pedaço da raiz e plantá-la no local desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário