Olá Amigos(as),visitem minha página no Facebook e confira as Novidades!!!!!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Cães idosos e a ansiedade da separação

Ansiedade dos Cães
A ansiedade da separação é um dos problemas de comportamento mais comuns em cães mais velhos.
 
Um cachorro que tem ansiedade de separação vai ficar muito ansioso ao sentir que seu dono está prestes a sair de casa.
 
Ao deixa-lo sozinho, muitas vezes ele começa a fazer bagunça, pode urinar ou defecar, além de salivar muito.
 
Cães mais velhos podem ter uma diminuição da capacidade de lidar com mudanças na rotina. Visão ou perda da audição podem torná-los mais ansiosos. Alterações neurológicas também podem limitar a capacidade de um cachorro mais velho para ajustar-se a mudança.
 
Principais considerações no tratamento de ansiedade de separação:
 
- Não saia e fique um período muito longo fora de casa, pois isso simplesmente reforça o comportamento.
 
- Ensine seu cão a relaxar: se o seu cão pode aprender a relaxar por longos períodos quando você estiver por perto, ele conseguirá, mais facilmente, relaxar enquanto você estiver fora.
 
- Mude as pistas sobre sua partida: muitos cães sabem que quando o alarme dispara, é um dia de trabalho e que você irá embora. Eles ficam ansiosos só de pensar que você vai deixa-los. Precisamos mudar a nossa rotina para que o cão não saiba que vai sair, como por exemplo: pegue as chaves do carro e sente-se no sofá. 
 
- Comece com partidas curtas: determine quanto tempo você pode deixar o seu cão antes que ele fique ansioso. Deixe-o por 5 segundos, volte e veja se ele permaneceu calmo. Aumente o tempo, mas sempre retornando para ver se ele está calmo. É importante dar uma recompensa, pois assim ele saberá que pode ficar calmo sempre. Isso pode demorar de semanas a meses, mas a paciência é o segredo.
 
- Certifique-se de que ele está num ambiente confortável: a temperatura certa, uma cama macia, a luz solar, etc. Alguns cães vão ficar mais relaxados, se puderem ver o mundo do lado de fora, outros podem tornar-se mais ansiosos. Da mesma forma, alguns cães mais velhos são mais ansiosos quando deixados ao ar livre e ficam mais calmos quando estão dentro da casa. É muito importante entender o que é melhor para o seu amigo. Se você ficar ausente por longos períodos durante o dia procure uma pessoa que possa fazer exercícios com o seu amigo e alimentá-lo corretamente.
 
Lembre-se de sempre visitar o veterinário para ajudar a tratar a ansiedade do seu amigo, pois assim fica mais fácil para os dois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário