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sexta-feira, 5 de abril de 2013

Visita de bicho no Einstein


Cachorro, gato e até passarinho têm passe livre nas visitas aos pacientes do Hospital Israelita Alberto Einstein, de São Paulo, considerado um dos melhores do Brasil. Após inúmeros pedidos dos próprios pacientes atendidos na Instituição, o Hospital implantou um protocolo para liberar a visita de animais de estimação.
O animal precisa ser dócil, estar vacinado e de banho tomado para circular pelo jardim e outras áreas do Hospital. E o melhor. Não tem horário de visita agendado. Deu saudade, pode chamar seu bichinho.

Pensando na recuperação e bem-estar de seus pacientes, a aposta é mais uma medida focada no atendimento humanizado.
Confira a entrevista de Rita Grotto, gerente de Atendimento ao Cliente do Hospital Israelita Albert Einstein. Ela conta sobre a importância da adesão por parte dos funcionários, a fase de testes e em quais situações e locais é permitido o acesso dos animais.
Por que a medida foi adotada?
O compromisso do Einstein é “do cuidado centrado em seus pacientes”. Nosso objetivo sempre foi favorecer a recuperação dos pacientes em todos os níveis: físico, mental, emocional, social e espiritual. Essa solicitação sempre existiu e sempre partiu dos pacientes e seus familiares. Essa experiência nos motivou a transformar essa solicitação numa rotina com procedimentos claramente definidos. O Hospital quer que a experiência do paciente seja a melhor possível, e atender esse pedido só contribui para o tratamento e seu bem estar. É uma ação que ajuda na recuperação e faz com que o paciente se sinta bem, e acolhido em nossas instalações. Além de incentivar as parcerias de cura entre familiares, paciente e equipes.
Como foi a fase de testes?
Fizemos uma sensibilização com todos os nossos colaboradores, por exemplo, fazendo uma campanha interna sobre a importância do seu animal de estimação e o quanto eles proporcionam bem estar em suas vidas e de seus familiares. A campanha foi um sucesso, somos seres humanos cuidando de seres humanos, assim os cuidados podem ser melhor realizados através de ações de humanização. Isso precisava ser compartilhado para que a ação tivesse bons resultados e todos estivessem envolvidos com o mesmo propósito.
O que foi avaliado neste período?

A necessidade do envolvimento da Comissão de Infecção Hospitalar e equipe multiprofissional. A criação de uma política que garantisse que a visita fosse segura para todos.
A visita tem horário especial ou é feita no mesmo horário das outras visitas?
Dentro das diversas ações de humanização do Einstein, nós não temos horários de visitas na Instituição. Assim, a partir do momento da solicitação do paciente, aprovação do médico, e estando todos os critérios atendidos recebemos o ilustre visitante.
Como foi feito o treinamento dos funcionários?
O Einstein é extremamente preocupado com o treinamento de seus colaboradores. Assim, contamos com o IIEP- Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, responsável em treinar 100 % dos funcionários Einstein. Em média cada funcionário tem 44 horas/ano aula. Foram treinados nesta filosofia de humanização 100% dos 10 mil colaboradores. Existe também um e-learning na intranet, salas de simulação realística com o objetivo de treinar, preparar e desenvolver profissionais.
Existe alguma restrição em relação as visitas quanto ao estado do paciente?
Sim, por este motivo a avaliação médica é fundamental.
Existe alguma exigência para os animais entrarem no Hospital? Vacinação, banho, etc

Sim, o familiar deve garantir através de informação registrada em prontuário que o animal é dócil, permanecerá com guia, transporte para circulação, comprovação do estado de saúde, carteira de vacinas, banho com um dia de antecedência, dentre outros.
Como tem sido a aceitação dos pacientes em relação a esta permissão?
Tem sido uma experiência muito agradável para ambos. Ter a oportunidade para fazer escolhas quando você está hospitalizado é essencial para a sua saúde e bem estar. A família e os amigos (entre eles os animais) são essenciais para o processo de cura.
Porém, é importante sempre respeitar as diversas opiniões, privacidade e espaços. Tomamos muito cuidado em fazer a ação respeitando todos os pacientes aqui internados, sem que eles sejam incomodados ou percebam as movimentações.
Alguma área específica do Hospital que recebe estas visitas?
Temos um jardim aberto, por exemplo. Mas são diversas as áreas permitidas.
Em quais casos a visita deve ser evitada?
- Pacientes em precauções aéreas, por gotícula ou precauções durante o contato.
- Pacientes imunossuprimidos (especialmente pacientes receptores de órgãos sólidos, transplante de medula óssea ou em uso de terapia imunossupressora em virtude de outras doenças, tais como neoplasias) ou que estejam em companhia de outro paciente imunocomprometido.
- Pacientes em unidade de terapia intensiva
- Pacientes psicóticos, com alucinação ou confusos a ponto de não terem entendimento perceptivo.

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