Olá Amigos(as),visitem minha página no Facebook e confira as Novidades!!!!!

domingo, 14 de abril de 2013

Tóquio Exportação de carnes animais para o Japão desbloqueada

Portugal vai poder exportar carne de porco e carne de aves para o Japão, disse aos jornalistas o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, que esteve esta quinta-feira presente em Tóquio na assinatura de um memorando sobre produção de tomate.
Exportação de carnes animais para o Japão desbloqueada"Um conglomerado japonês com colaboração de portugueses, através da HIT, vai instalar um centro de investigação e desenvolvimento na área dos produtos derivados do tomate: concentrado, polpa, 'ketchup', de modo a poder criar novos produtos e já têm cerca de quinhentos trabalhadores no nosso país", afirmou Paulo Portas.
"Muitos agricultores já produzem para eles e a ambição é poderem estar na lista dos dez primeiros produtores na área do tomate", acrescentou o ministro.
O acordo foi assinado hoje em Tóquio entre a HIT, multinacional japonesa do sector do tomate, e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
Por outro lado, disse Paulo Portas, foram entregues às autoridades de Tóquio os processos relativos à exportação de cereja portuguesa e "ficaram resolvidos" os processos relativos à exportação de carne de aves e carne de porco para o Japão.
O Japão é um dos maiores importadores da carne de porco, mas há 12 anos que o processo de licenciamento estava parado.
"Entregamos as respostas técnicas ao Japão, eles fizeram a missão de avaliação da nossa avaliação de segurança alimentar e saímos daqui com a fundada esperança de que podemos, a partir do segundo semestre deste ano, exportar carne de porco para o Japão", disse Paulo Portas referindo-se ao mercado japonês.
"São 128 milhões de consumidores, são um dos maiores importadores da carne de porco e isto é muito importante para as empresas portuguesas deste sector", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhando igualmente o processo relativo às exportações da carne de aves portuguesas.

"O processo de exportação da carne de aves também estava parado há muitos anos. Também foi daqueles processos que nós fomos buscar ao baú há pouco mais de um ano. As equipas técnicas reuniram-se, os questionários foram respondidos, as perguntas suplementares também já foram respondidas e temos a fundada esperança de que podemos exportar para o Japão a partir do final de 2013", explicou Paulo Portas.
"Há mais de dez anos que os processos estavam parados, em boa medida por negligência da nossa parte. Devíamos ter respondido mais cedo, devíamos ter pressionado mais cedo, mas isso é página virada", concluiu o ministro dos Negócios Estrangeiros que termina na sexta-feira a visita à capital do Japão.

Mais Recentes
Síria: Ataque aéreo mata 16 pessoas entre elas duas mulheres e três crianças
Síria: Ataque aéreo mata 16 pessoas entre elas duas mulheres e três crianças
16:23 - 14 de Abril de 2013
O pior golo da temporada... na própria baliza?
O pior golo da temporada... na própria baliza?
16:13 - 14 de Abril de 2013
GNR com mais de 1.500 militares nas estradas a partir de amanhã
GNR com mais de 1.500 militares nas estradas a partir de amanhã
16:07 - 14 de Abril de 2013
Papa pede aos fiéis que rezem pelos cristãos perseguidos no Mundo
Papa pede aos fiéis que rezem pelos cristãos perseguidos no Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário