Quando um combina com o outro, ninguém
segura – sucessos de bilheteria e premiações em festivais e até no
Oscar se tornam contumazes. Há algumas em que não é preciso realizar
muitos filmes para se saber que se trata de uma química excelente: Marlon Brando e Francis Ford Coppola fizeram juntos dois dos maiores clássicos do cinema norte americano, O Poderoso Chefão e Apocalypse Now. Outras funcionam muito bem no set de filmagem, mas acabam muito mal fora dele, caso dos problemas diversos enfrentados por Klaus Kinski e Werner Herzog. Listamos aqui abaixo dez parcerias marcantes entre diretores e astros do cinema.
Robert De Niro e Martin Scorsese
Começaram juntos e cresceram juntos no jogo de poder de Hollywood, com filmes importantíssimos para a recuperação do cinema norte-americano em meio à crise dos estúdios nos anos 70, como Caminhos Perigosos (1973) e Táxi Driver (1976). Continuaram juntos em mais sete produções, sendo as obra-primas Touro Indomável (1980), que deu o Oscar de melhor ator a De Niro, e Os Bons Companheiros (1988). Só que o ator parece ter sido substituído por…
Começaram juntos e cresceram juntos no jogo de poder de Hollywood, com filmes importantíssimos para a recuperação do cinema norte-americano em meio à crise dos estúdios nos anos 70, como Caminhos Perigosos (1973) e Táxi Driver (1976). Continuaram juntos em mais sete produções, sendo as obra-primas Touro Indomável (1980), que deu o Oscar de melhor ator a De Niro, e Os Bons Companheiros (1988). Só que o ator parece ter sido substituído por…
Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese
Depois de muitos anos com De Niro como bom companheiro, Scorsese escolheu um novo parceiro nos últimos tempos e a parceria – polêmica a princípio, já começa a gerar excelentes resultados. Desde Gangues de Nova York (2002), ator e diretor já estiveram juntos em O Aviador (2004), Os Infiltrados (2006), Ilha do Medo (2010) e também no ainda inédito The Wolf of Wall Street, que será lançado este ano.
Depois de muitos anos com De Niro como bom companheiro, Scorsese escolheu um novo parceiro nos últimos tempos e a parceria – polêmica a princípio, já começa a gerar excelentes resultados. Desde Gangues de Nova York (2002), ator e diretor já estiveram juntos em O Aviador (2004), Os Infiltrados (2006), Ilha do Medo (2010) e também no ainda inédito The Wolf of Wall Street, que será lançado este ano.
revistamonet.globo.com
Brad Pitt e David Fincher
Outro exemplo de carreiras que evoluíram em paralelo. Quando fizeram juntos Seven – Os Sete Crimes Capitais (1995), Fincher era um diretor expoente, vindo do universo dos videoclipes, e Pitt o astro em ascensão. Depois, fizeram outras duas colaborações que renderam aplausos da crítica e prêmios – Clube da Luta (1999) e O Curioso Caso de Benjamin Button (2008). Tudo indica que esta história não vai parar por aí.
Outro exemplo de carreiras que evoluíram em paralelo. Quando fizeram juntos Seven – Os Sete Crimes Capitais (1995), Fincher era um diretor expoente, vindo do universo dos videoclipes, e Pitt o astro em ascensão. Depois, fizeram outras duas colaborações que renderam aplausos da crítica e prêmios – Clube da Luta (1999) e O Curioso Caso de Benjamin Button (2008). Tudo indica que esta história não vai parar por aí.
Johnny Depp e Tim Burton
Um dos poucos casos em que pode se dizer sem medo de errar – tanto Depp quanto Burton não teriam a reputação e influencia que conservam se não fosse pela força da sua parceria. Foram sete filmes no total – isso por que o ator não pôde interpretar Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas por conta de obrigações contratuais com Piratas do Caribe. Vale tudo: histórias fantásticas como Edward Mãos de Tesoura (1990), a genial biografia do pior cineasta de todos os tempos em Ed Wood (1994), a história de terror A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999), o remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), o musical Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) e a adaptação de Alice no País das Maravilhas (2010).
Um dos poucos casos em que pode se dizer sem medo de errar – tanto Depp quanto Burton não teriam a reputação e influencia que conservam se não fosse pela força da sua parceria. Foram sete filmes no total – isso por que o ator não pôde interpretar Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas por conta de obrigações contratuais com Piratas do Caribe. Vale tudo: histórias fantásticas como Edward Mãos de Tesoura (1990), a genial biografia do pior cineasta de todos os tempos em Ed Wood (1994), a história de terror A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999), o remake de A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), o musical Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) e a adaptação de Alice no País das Maravilhas (2010).
revistamonet.globo.com
Marcello Mastroianni e Federico Fellini
Eles foram “o” cinema. Dos tempos glamurosos, entre os anos 50 e 60. Ainda por cima, resistiram e não sucumbiram a tentação de rumar para Hollywood – Fellini sabia que o seu cinema autoral seria uma vítima do sistema dos grandes estúdios. Mastroianni era mais do que o principal ator das obras-primas do diretor, era o seu alter ego em cena, como fica explicitado em Oito e Meio (1963), uma viagem pelo passado e sonhos de um – veja só – cineasta.
revistamonet.globo.comEles foram “o” cinema. Dos tempos glamurosos, entre os anos 50 e 60. Ainda por cima, resistiram e não sucumbiram a tentação de rumar para Hollywood – Fellini sabia que o seu cinema autoral seria uma vítima do sistema dos grandes estúdios. Mastroianni era mais do que o principal ator das obras-primas do diretor, era o seu alter ego em cena, como fica explicitado em Oito e Meio (1963), uma viagem pelo passado e sonhos de um – veja só – cineasta.
James Stewart e Alfred Hitchcock
O Mestre do Suspense ficou conhecido por suas obsessões com suas atrizes, há quem diga que era apaixonado – patologicamente até. Mas a sua parceria com Stewart foi a que rendeu dois dos seus melhores filmes: Janela Indiscreta (1954) e Um Corpo que Cai (1958). Outro parceiro ponta-firme de Hitch foi Cary Grant.
O Mestre do Suspense ficou conhecido por suas obsessões com suas atrizes, há quem diga que era apaixonado – patologicamente até. Mas a sua parceria com Stewart foi a que rendeu dois dos seus melhores filmes: Janela Indiscreta (1954) e Um Corpo que Cai (1958). Outro parceiro ponta-firme de Hitch foi Cary Grant.
John Wayne e John Ford
Eles forjaram um gênero – o faroeste – e são fundamentais para a formação da cultura norte-americana no século 20. O filme-síntese, entre 21 trabalhos conjuntos, da simbiose entre o cowboy definitivo e o mais durão dos cineastas é Rastros de Ódio (1956), sobre a busca de um tio pela sobrinha raptada por indígenas. Parece datado, mas está mais atual do que nunca.
Eles forjaram um gênero – o faroeste – e são fundamentais para a formação da cultura norte-americana no século 20. O filme-síntese, entre 21 trabalhos conjuntos, da simbiose entre o cowboy definitivo e o mais durão dos cineastas é Rastros de Ódio (1956), sobre a busca de um tio pela sobrinha raptada por indígenas. Parece datado, mas está mais atual do que nunca.
Antonio Banderas e Pedro Almodóvar
Começaram juntos em produções de baixo orçamento na Espanha que ganharam fama no circuito de festivais em meados dos anos 80 – ousado é pouco para definir a temática dos seus filmes em parceria nestes primeiros anos, incluindo Labirinto de Paixões (1983) e A Lei do Desejo (1987). Banderas foi cooptado por Hollywood e se tornou o latin lover definitivo, muito por conta da fama que angariou em Matador (1986). Depois de um longo recesso, voltaram a trabalhar juntos em A Pele que Habito (2011)
Começaram juntos em produções de baixo orçamento na Espanha que ganharam fama no circuito de festivais em meados dos anos 80 – ousado é pouco para definir a temática dos seus filmes em parceria nestes primeiros anos, incluindo Labirinto de Paixões (1983) e A Lei do Desejo (1987). Banderas foi cooptado por Hollywood e se tornou o latin lover definitivo, muito por conta da fama que angariou em Matador (1986). Depois de um longo recesso, voltaram a trabalhar juntos em A Pele que Habito (2011)
Tom Hanks e Steven Spielberg
Spielberg nunca foi conhecido como um diretor que conservava uma relação umbilical com seu elenco, que – em geral – varia bastante – aliás, até Daniel Day-Lewis brilhar por Lincoln, nenhum ator ou atriz dirigido por ele havia conquistado o Oscar. Na virada da década passada, porém, o cineasta superstar fomentou uma parceria prolífica com o maior astro do cinema da época. Depois de O Resgate do Soldado Ryan (1988), repetiram a dose em Prenda-me Se For Capaz (2002) e em O Terminal (2004). Hanks conserva uma relação próxima com outro diretor, muito próximo a Spielberg – Robert Zemeckis, com quem fez Forrest Gump (1994) e Náufrago (2000).
Spielberg nunca foi conhecido como um diretor que conservava uma relação umbilical com seu elenco, que – em geral – varia bastante – aliás, até Daniel Day-Lewis brilhar por Lincoln, nenhum ator ou atriz dirigido por ele havia conquistado o Oscar. Na virada da década passada, porém, o cineasta superstar fomentou uma parceria prolífica com o maior astro do cinema da época. Depois de O Resgate do Soldado Ryan (1988), repetiram a dose em Prenda-me Se For Capaz (2002) e em O Terminal (2004). Hanks conserva uma relação próxima com outro diretor, muito próximo a Spielberg – Robert Zemeckis, com quem fez Forrest Gump (1994) e Náufrago (2000).
Bill Murray e Wes Anderson
A dupla dos sonhos do cinema independente norte-americano. E o mais incrível como falam a mesma língua, mesmo tendo trajetórias completamente diferentes e de gerações distantes. Enquanto Anderson é descolado, moderno e sintonizado com as mudanças tecnológicas, Murray é um dos últimos atores da geração dos anos 80 que surgiram na esteira do Saturday Night Live. Juntos, fizeram preciosidades como Os Excêntricos Tenenbauns (2001).
A dupla dos sonhos do cinema independente norte-americano. E o mais incrível como falam a mesma língua, mesmo tendo trajetórias completamente diferentes e de gerações distantes. Enquanto Anderson é descolado, moderno e sintonizado com as mudanças tecnológicas, Murray é um dos últimos atores da geração dos anos 80 que surgiram na esteira do Saturday Night Live. Juntos, fizeram preciosidades como Os Excêntricos Tenenbauns (2001).
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