Olá Amigos(as),visitem minha página no Facebook e confira as Novidades!!!!!

domingo, 31 de março de 2013

Análise: esta seleção não é para novos?

Fomos analisar a média de idades do top 10 do ranking FIFA

Paulo Bento (Francisco Paraíso/FPF)


A Alemanha é a seleção do top 10 do ranking FIFA com a seleção mais jovem. A Espanha é a mais velha. E Portugal, está muito distante da média de idades dos melhores e precisa de se preocupar com isso? Maisfutebol foi fazer as contas.

Ponto de partida: analisámos o «onze» utilizado por cada seleção no último jogo de qualificação, com exceção da Rússia, que não competiu (usámos a partida anterior). Verificámos a média de idades de cada seleção e o número de jogadores com menos de 25 anos.

Principais conclusões

1. A Alemanha apresentou o onze mais jovem, com média de 25,3 anos. Praticamente o mesmo valor da Holanda, com 25,4. Curiosamente, ambas as seleções estão perto do apuramento. Os alemães lideram o grupo C, com 16 pontos, mais oito do que Áustria e Suécia. Os holandeses vão na frente do Grupo D, com 18 pontos, mais sete do que Hungria.

2. A Espanha tem o onze mais velho, com praticamente 29 anos de média. Sinal de que alguns futebolistas da equipa de ouro estão perto do fim (Xavi, Villa e Xabi Alonso, sobretudo). A Rússia está logo a seguir. Portugal é o terceiro, também acima dos 28 anos. Claro que a idade não explica tudo. Afinal, a Espanha acabou de ganhar em França e é líder apesar dos dois empates em casa. A Rússia, sabemos, é favorita no grupo português.

3. Uma outra forma de analisar a renovação nas seleções é olhar para o número de jogadores com menos de 25 anos. Portugal não teve um. Espanha também não (o mais novo é Busquets, com 25 anos em 2013). Colômbia, Rússia e Argentina utilizaram apenas um, cada. Sem surpresa, Holanda e Alemanha foram as equipas que mais jogadores jovens utilizaram. Cinco holandeses, quatro alemães. Os futebolistas mais novos nas equipas do top 10 FIFA foram Bruno Martins e De Vrij (Holanda), Goetze (Alemanha), Peruzzi (Argentina) e De Sciglio (Itália), todos com 21 anos em 2013.

4. Os portugueses mais jovens foram Rui Patrício e Fábio Coentrão, ambos com 25 anos em 2013.

5. E o leitor o que acha? A seleção está velha? Tem sugestões? Deixe o seu comentário na caixa deste artigo.

Média de idades no último onze

À frente da média de cada seleção o número de jogadores com menos de 25 anos utilizados no último jogo.

Alemanha, 25.3 (4)
Holanda, 25.4 (5)
Colômbia, 27.3 (1)
Croácia, 27.4 (2)
Itália, 27,4 (3)
Inglaterra, 27.7 (3)
Argentina, 28.1 (1)
Portugal, 28,4 (0)
Rússia, 28.8 (1)
Espanha, 28.9 (0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário