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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

10 ferramentas para gerenciar suas redes sociais

Felipe Touro
Pode parecer fácil, mas fazer a gestão de marcas nas redes sociais é algo trabalhoso, pois exige constantemente a geração de conteúdo e a interação com o público, seja atualizando perfis, respondendo mensagens, publicando conteúdos como imagens, textos e vídeos. Até mesmo fazendo o trabalho analítico do negócio com relatórios mostrando taxas de conversão, ROI e entre outros pontos é complexo.
Pensando nisto e na velha questão de budget, que alguns empreendimentos não dispõem para isto, esta semana trago ferramentas úteis e grátis que podem ajudar na gestão de marcas nas redes sociais.
1 – FollowerWonk: Um dos passos fundamentais na definição de estratégias de mídias sociais é o monitoramento de empresas concorrentes. Esta ferramenta é importante neste sentido porque possibilita ao usuário comparar dois ou mais perfis no Twitter, mostrando, por exemplo, estatísticas com informações de seguidores comuns, influência, número médio de seguidores por dia e com qual frequência estes tuítam.
2 – Hootsuite: Permite o gerenciamento de várias mídias sociais ao mesmo tempo, incluindo Facebook, Twitter, Linkedin, entre outras. Ótimo para customizar o seu tempo.
3 – SocialBakers: Como já dito em uma das minhas publicações anteriores, o SocialBakers permite a análise e mensuração de dados em redes sociais, tais como, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Google+.
4 – Trendsmap: Lista as hashtags e os assuntos mais comentados no Twitter, além de fotos e vídeos. Por critério de localização é possível buscar por país e/ou cidade. Muito bom para descobrir o que é relevante em uma determinada região quando se está fazendo a consulta.
5 – Tweet Opinião: Aplicativo gratuito que cria enquetes para o Twitter, respondidas por meio de múltiplas escolhas, o Tweet Opinião também permite colocar data para expirar.
6 – Tweet Reach: Mostra quantas pessoas foram atingidas pelos tweets gerados a partir do termo pesquisado, quantas replies e RTs foram dados e ainda lista os comentários que geraram as estatísticas. É possível ver os dados em forma de gráfico.
7 – Google Analytics: Ferramenta de uso obrigatório para qualquer tipo de negócio na web. Permite, por exemplo, avaliar vendas e conversões, origens de trafego do site, além de apresentar informações atualizadas sobre o comportamento dos usuários ao navegarem pelo website.
8 – Wildfire: Monitora e compara o modo com que as marcas estão se posicionando no Facebook e no Twitter. Permite, por exemplo, criar campanhas interativas, incluindo concursos, cupons de desconto e quiz – além de, posteriormente, publicá-los em várias redes sociais.
9 – IFTTT: Com o surgimento de tantas redes sociais, fica cada vez mais difícil atualizar todas uma por vez. O IFTTT é uma ferramenta que faz a integração e automatização das ações em cerca de 50 redes sociais, dentre elas Facebook, Instagram, Tumblr, Dropbox, Delicious, Evernote e outras. O processo de integração baseia-se no if this then that, ou seja, se fizer uma tarefa em uma determinada rede social, faça esta mesma ação em outra. Exemplos: Se postar uma foto no Instagram, então envie para o Facebook. Se postar no Facebook, então envie as atualizações para o Twitter. Simples assim.
10 – EventBrite: Excelente ferramenta que permite gerenciar e organizar eventos, mandar convites, ingressos e promover eventos de qualquer tamanho divulgando-os por meio do Facebook, do Twitter e em outras redes sociais diretamente a partir da interface do site. O mais interessante é que possibilita a venda de ingressos também e aceita diversas formas de pagamento, que podem ser feitos com cartões de bandeira Visa, Mastercard e Amex.
São inúmeras as possibilidades que podem ser interessantes para a gestão da marca dentro das redes sociais. Vale apenas identificar a necessidade e então por em prática o uso destas. Repensar também nas métricas utilizadas dentro de sua empresa e deixar de lado o pensamento de que o número de seguidores e quantidade de likes é o resultado a ser buscado é outro ponto importante, pois isto nem sempre representa sucesso quando na verdade deve-se estar preocupado com a interação e com os resultados advindos disto.
* Felipe Touro é graduado em Administração Hoteleira pelo Centro Universitário Senac. Atua na área de marketing e revenue management.
Contato
http://bit.ly/felipetouro
fe.marketing@yahoo.com.br

**O teor deste artigo é de responsabilidade do próprio autor, isentando o Hôtelier News em cobrir ou concordar com sua mensagem, deve aparecer apenas nos artigos.

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