Chefs ensinam a preparar 'sukiyaki' e 'alloco au poisson grillé'.
Copa & Cozinha mostra receitas de países que participam da Copa.
Formado por ilhas, o Japão não é um país conhecido pelo consumo de carne. O produto é vendido por gramas e um quilo de carne bovida pode custar de R$ 50 a R$ 2 mil.
Apesar do preço, os japoneses não comem apenas frutos do mar. O prato com carne mais tradicional do país é o Sukiyaki, uma espécie de ensopado preparado com uma fatia fina de filé mignon. "Sukiyaki é de origem camponesa. Sukiy significa rastelo, e yaki é assado. Então os japoneses, para evitar carregar utensílios, usavam rastelo para assar as batatas doces. E com isso foi agregando novos ingredientes, explica o chefe de cozinha Kazuo Harada.
É ele quem explica a receita:
Sukiyaki
Ingredientes:
100g de cenoura
100g de cebola
50g de espinafre
200g de acelga
100g de broto de feijão
30g de cebolinha
30g de shitake
30g de shimeji
massa udon
2 ovos
100g de tofu
80g de manteiga
200g de filé mignon
Modo de preparo:
Em um panela, derreta a manteiga e refogue a carne levemente, sem dourar. Coloque as folhas de acelga, a cebola e a cenoura. Em seguida, acrescente os cogumelos shimeji e shitake sem os talos, as cebolinhas cortadas em bastonetes de 5cm de comprimento e o tofu cortado em cubos. Depois é a vez do broto de feijão e do espinafre. Jogue o molho por cima do sukiyaki.
Coloque o macarrão udon e cozinhe por 8 minutos com a panela fechada.
Acrescente os ovos e deixe mais 2 minutos no fogo baixo.
Para fazer o molho:
Shoyo
Saquê seco
Saquê doce
Água
Açúcar
Katsuobushi (tempero com flocos de peixe)
Na Costa do Marfim, a especialidade é o chocolate. Porém, o costa-marfinês Kambou Kevin ensina a preparar uma tilápia com banada frita. O prato recebe o nome "Alloco au poisson grillé", que quer dizer banana frita com peixe frito.
Alloco au poisson grillé
Ingredientes:
4 postas de tilápia
Sal
Pimenta
Orégano
Caldo de peixe
Banana-da-terra frita
Modo de preparo:
Tempere as postas de tilápia com sal, pimenta e orégano e deixe marinando pelo menos uma hora no caldo de peixe. Numa frigideira, frite as postas e sirva em seguida. O acompanhamento ideal é a banana-da-terra frita em tiras ou em rodelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário