O
portuense Hélder Guimarães é o vencedor do prémio da Academia de Artes
Mágicas, nos Estados Unidos. Espectáculo teve casa cheia durante 19
semanas em Los Angeles.
foto Pedro Correia / Global Imagens |
Mágico Hélder Guimarães |
Dedica-se intensamente à magia há 26 anos, o que já o levou a ser considerado - pela segunda vez consecutiva - o melhor entre os melhores mágicos mundiais.
Hélder Guimarães, natural da freguesia de Miragaia, foi distinguido com o que é considerado o "Oscar" da magia, tendo sido votado pelos três mil membros da Academia de Artes Mágicas de Hollywood e eleito, com a concorrência dos norte-americanos Michael Carbonaro, Derek Hughes, Chris Capeheart e Phil Van Tee.
Repartindo a vida entre Los Angeles, onde vive há ano e meio, e as viagens, Hélder Guimarães tem, nos últimos anos, percorrido mundo a apresentar espetáculos, nomeadamente na Austrália, Japão, Coreia, Brasil, Argentina, Chile e vários países da Europa.
Em Portugal, já realizou alguns, mas admite "que é o país de onde recebe menos convites". Diz mesmo estar convencido ser mais conhecido no estrangeiro do que em Portugal.
Broadway à vista
Evidenciando alguma simplicidade, Hélder Guimarães confessa que o êxito da sua carreira, cujo sucesso iniciou-se em 2006, ao sagrar-se campeão mundial de magia com cartas, deve-se "ao muito trabalho desenvolvido e, também, por gostar daquilo que faço". Encara, então, todas as distinções "com muita alegria, sobretudo, por saber que é o reconhecimento de um trabalho insistente e rigoroso".
Familiarizado com a magia desde criança, teve a noção, aos dez anos, de que um dia iria ser mágico. E é. Além de ter um currículo brilhante, mostrando os seus truques nos maiores teatros mundiais, "quer fazer sempre mais e melhor".
Garante que a magia tem um público vasto e fiel e lamenta que a atividade em Portugal "ainda não esteja ao nível, por exemplo, de Espanha".
E, enquanto se verifica este "desequilíbrio", Hélder Guimarães continua a levar a sua magia a todos os palcos do Mundo. Em breve, ao que tudo indica, será a mítica Broadway, em Nova Iorque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário