Entenda como calcular a idade dos gatos em relação ao nosso calendário
É comum buscar relações entre a idade dos gatos e a idade dos cães em comparação à dos humanos e ao calendário que nós usamos. Há algum tempo, estipulou-se que cada ano de gatos e de cães equivaliam a sete anos nossos, porém isso pode ser considerado um mito criado na época em que cães viviam no máximo dez anos, enquanto seres humanos viviam até setenta.O interesse acerca da idade dos gatos foi aumentando e, recentemente, Arnold Plotnick, médico veterinário especialista em felinos, propôs novas ideias sobre o tema. A primeira ideia é a de que gatos vivem mais do que os cães, além de também amadurecerem mais rápido quando jovens, e desse crescimento retardar quando vão envelhecendo. Outra curiosidade é que gatos de rua envelhecem mais rápido do que os criados em casa.
Como exemplo disso, pode-se apontar o fato de uma gata com seis meses de idade já poder se reproduzir. E, também se tratando do amadurecimento precoce, os ossos dos gatos param de crescer aos dois anos de idade, enquanto isso, nos humanos, só acontece aos 24 anos.
Com base nos seus estudos e em outras publicações sobre o tema, o veterinário propôs seis ciclos de idade dos gatos, que se dividem da seguinte forma: filhote (de 0 a 6 meses), júnior (de 7 meses a 2 anos), desenvolvido (de 3 a 6 anos), maduro (de 7 a 10 anos), sênior (de 11 a 14 anos) e idoso (a partir de 15 anos).
Confira abaixo uma tabela que demonstra os ciclos de vida dos gatos e compara idade de gatos com idade de humanos.
Veja também outras diferenças entre cachorros e gatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário