O nome dele é Hiriko, que na língua basca significa "urbano". O carrinho vai ser vendido para prefeituras que usam o sistema de automóvel compartilhado, ou seja, que pode ser usado por qualquer pessoa.
Os carros ultracompactos - com lugar para uma ou, no máximo, duas pessoas - têm uma série de vantagens. No Japão, onde as ruas são muito estreitas e as pessoas se preocupam em economizar combustível e reduzir a poluição, as montadoras já estão produzindo seus modelos, que começam a ser testados por 15 prefeituras e empresas a partir de maio.
A grande novidade, lançada este mês no Salão do Automóvel de Genebra, vem da Europa.
O carrinho até consegue ter um pouco mais de espaço interno - para duas pessoas - porque os engenheiros encontraram uma solução genial: ele aumenta e diminui de tamanho. Ele se parece com um ovo ou uma cápsula espacial, que pode ficar na posição horizontal, ou na vertical, reduzindo o espaço que ocupa na rua. Além disso, cada roda gira de forma independente, o que ajuda o carrinho a entrar naquela vaga de estacionamento que parece impossível.
O nome dele é Hiriko, que na língua basca significa "urbano" e foi desenvolvido por um consórcio espanhol e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. Como todos os ultracompactos, o Hiriko é totalmente elétrico. É capaz fazer 125 quilômetros com uma carga.
O carrinho vai ser vendido para prefeituras e empresas que usam o sistema de automóvel compartilhado, ou seja, que pode ser usado por qualquer pessoa. A intenção é que ele seja integrado ao transporte público. Funciona assim: a pessoa vai de trem ou de ônibus até o bairro onde mora. Quando desce na estação ou no terminal, pega o carro para fazer aquele último trecho até sua casa.
Várias cidades já manifestaram interesse em adquirir o carrinho. Na Ásia, Hong Kong. Segundo os fabricantes, uma das cidades interessadas é Florianópolis, no Brasil.
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