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sexta-feira, 11 de abril de 2014

Direito do Consumidor Telefonia lidera ranking de reclamações do Procon Assembleia

O setor lidera o ranking de reclamações há três anos; só em 2013 foram 6.399 notificações

As empresas de telefonia, tanto móvel quanto fixa, permanecem campeãs no ranking de reclamações de consumidores recebidas pelo Procon Assembleia. As informações constam no relatório de atividades da instituição do ano de 2013, apresentado aos deputados da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em audiência pública realizada nesta quarta-feira (9).

A telefonia lidera o ranking de reclamações há três anos. Só em 2013, foram 6.399 notificações. No quarto lugar está o chamado “combo” (telefonia, internet e TV por assinatura), que engloba as reclamações desses setores em que não é possível isolar a causa. O setor de telecomunicações representa mais de 50% das queixas dos dez segmentos com mais reclamações na instituição.
A esse respeito, o deputado Duilio de Castro (PMN) apontou que, se nada for feito, a área de telefonia não vai mais deixar a liderança. Segundo o parlamentar, esse resultado mostra como as agências reguladoras não funcionam no País, em especial a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que, ainda de acordo com ele, frequentemente atua como protetora das empresas do setor.
Em segundo lugar, está o cartão de crédito, com 4.741 notificações, incluindo, entre as reclamações dos fornecedores, os acordos celebrados para o parcelamento e o pagamento de dívidas. Em terceiro lugar, estão os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, com 3.381 reclamações. Vício de qualidade, não entrega e demora na entrega do produto são os problemas apontados com maior frequência.
Empréstimo consignado, móveis, armários e cozinhas planejadas, estabelecimentos de ensino e financiamento de veículos complementam a relação, ocupando, respectivamente o sétimo, o oitavo, o nono e o décimo lugares. No total, foram recebidas 23.905 reclamações no ano passado.
 

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