Olá Amigos(as),visitem minha página no Facebook e confira as Novidades!!!!!

sexta-feira, 22 de março de 2013

EUA vão apoiar Japão caso a China tente tomar as ilhas Senkaku

Tóquio e Washington elaboram plano para agir no pior dos cenários, segundo fontes americanas

- ipcdigital.com

Divulgação
EUA-vao-apoiar-Japao-caso-a-China-tente-tomar-as-ilhas-Senkaku
Tóquio e Washington elaboram plano para agir no pior dos cenários, segundo fontes americanas

Japão e Estados Unidos já se preparam para o pior dos cenários em relação ao conflito territorial que Tóquio mantém com Pequim pelas ilhas Senkaku, onde a China poderia tentar apropriar-se delas à base da força. Nesse caso, Tóquio e Washington preveem tomar ações conjuntas para recuperá-las.
Um funcionário americano, citado pela AFP e que pediu anonimato, garantiu que Japão e Estados Unidos tem planos de contingência e que é natural que discutam diante das constantes tensões entre as duas potências asiáticas. Outra fonte, também anônima, confirmou a informação.
No entanto, ambas as fontes disseram que os Estados Unidos não desejam aumentar a disputa bilateral e que os planos de contingência são um dos muitos pontos que Tóquio e Washington tem na agenda. Oficialmente, o Pentágono não confirmou nem negou se os planos de contingência estão em discussão, limitando-se a declarar que pede ao Japão e China para resolver suas diferenças de maneira pacífica.
No entanto, os EUA deixaram claro que a aliança de segurança que mantém com o Japão inclui as ilhas Senkaku, motivo pelo qual suas forças militares interviriam caso a China tente tomar o arquipélago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário