Uma pesquisa da Nielsen divulgada
nesta semana aponta que 75% dos brasileiros usam seus celulares para
acessarem redes sociais – a taxa mais alta entre dez países pesquisados.
O Brasil também se destaca no uso de aplicativos de jogos (68%), de
serviços de geolocalização (56%), e na audiência de vídeos ou TV no
celular (43%), ocupando a segunda posição nos três quesitos e perdendo,
especificamente, para China (70%), Coreia do Sul (59%) e, novamente,
Coreia do Sul (44%).
A pesquisa The Mobile Consumer: A
Global Snapshot pesquisou hábitos de consumo e comportamento
relacionados ao uso de celular na Austrália, Estados Unidos, Índia,
Itália, Rússia, Reino Unido e Turquia, além dos já citados Brasil, China
e Coreia do Sul. Os dados foram reunidos por entidades oficiais do
setor por meio de pesquisa online ou questionário ao vivo, no decorrer
de 2012.
Outros dados interessantes sobre os
brasileiros mostram que 21% da população usa o chamado “multimedia
phone”, celulares com teclado qwerty e/ou touchscreen, sem sistema
operacional avançado – a taxa mais alta entre os pesquisados. O país com
maior índice de smartphones é a Coreia do Sul (67%) e de “feature
phone” (celulares sem qwerty, touchscreen ou sistema operacional
avançado) é a Índia (80%).
A resistência dos celulares com
teclado qwerty no Brasil – uma exceção entre os países pesquisados – é
reflexo do alto uso de redes sociais e também de instant messaging: 57%
dos entrevistados usam o serviço de texto via internet, atrás somente de
coreanos (70%) e chineses (67%). Brasileiros ainda ocupam a terceira
posição na taxa de uso de aplicativos de notícias (45%), atrás,
novamente, de China (55%) e Coreia do Sul (54%).
Plano de dadosApesar da alta adesão
aos dispositivos móveis, somente 43% dos brasileiros compram pacotes de
dados – é a menor taxa dos países pesquisados, ao lado da Rússia. Um dos
motivos é o alto preço dos planos brasileiros, que se reflete também no
grande número de brasileiros que, na busca pela operadora mais
conveniente, possui mais de um aparelho: 48%, atrás somente da Rússia
(51%).
A pesquisa também analisa o
comportamento relacionado a veiculação de anúncio em celulares: 38% dos
brasileiros dizem receber anúncios via mensagem de texto/SMS, a taxa
mais alta entre os pesquisados. Metade dos brasileiros não se incomodam
com anúncios em celulares, desde que possam acessar conteúdo
gratuitamente. A mesma taxa de russos e americanos disseram não se
importar, ficando atrás somente dos indianos, com 54%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário