As
redes sociais são, hoje, o mecanismo mais acessível – e acessado – para
os interessados em relações específicas. No meio de trabalho, essa tem
sido uma ótima ferramenta para a empresa que deseja relacionar-se mais
diretamente com seu público-alvo ou clientes. Embora muitos pensem que
somente as grandes empresas têm a “licença poética” para usar as redes
sociais, as pequenas são as que melhor podem usufruir das redes.
As
pequenas empresas têm como vantagem no uso de redes sociais a facilidade
de descobrir quais as melhorias e/ou mudanças necessárias para
agradarem mais seus clientes e público, alcançarem os concorrentes e se
relacionarem mais intimamente com os fornecedores – o que permitiria,
talvez, um melhor negócio no quesito valores de venda.
Além
disso, as redes sociais permitem que a pequena empresa se expanda
rapidamente, já que o “boca a boca” é tão evidente nas mídias sociais e
eficiente na divulgação de marcas, empresas, produtos ou ideias. Isso
nos leva a outro ponto importante, o marketing digital.
É muito
mais barato realizar o marketing por meio de redes sociais. Pequenas
empresas necessitam de economia de custos na caminhada rumo ao sucesso
comercial, então o marketing digital é uma excelente opção para elas,
basta que invistam nesse meio tão utilizado nos dias em que estamos.
A
revistaBusiness Weekrealizou pesquisas sobre o crescimento de empresas
que investiram em redes sociais. Tal crescimento foi de 18% contra
apenas 6% das que não investiram.
Embora a porcentagem seja alta, a
empresa pequena deve ter consciência de que não pode comparar-se a uma
empresa maior e com mais tempo no mercado (e nas redes sociais) no que
diz respeito à repercussão, alcance e “fãs”.
É preciso ter paciência e, assim,
evitar conflitos com o responsável pelas redes dentro da empresa. Um
empresário muito ansioso para alcançar um número “x” de usuários acaba
deixando de lado o interesse e experiência do responsável por isso em
fazer com que tais usuários realmente se relacionem com a empresa, de
forma a fazê-la crescer.
O
número não significa tanto quanto a participação dos usuários, então é
necessário estabelecer metas reais e possíveis, investir nelas e “colher
os frutos”.
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