Marketing e redes sociais: confira os melhores.
Esse artigo é um oferecimento da equipe Nextel para o Chá de Cérebro.
Que as redes sociais se tornaram estratégicas para o marketing já não
é novidade. Em 2012 algumas marcas conseguiram gerar buzz de seus
serviços e produtos por meio de projetos e ideias criativas de Social Media Marketing, como é conhecida essa interação para divulgação da marca.
Entre principais cases que alcançaram sucesso é preciso destacar a
Kleenex, empresa de lenços de papel para resfriados, a Spoleto, rede de
restaurantes, a Nextel, marca de produtos e serviços de telefonia, a
Kotex e a Bodyform como empresas de absorventes.
A estratégia da Kleenex foi utilizar o Facebook para
buscar palavras-chave e encontra o público alvo de seus produtos,
pessoas que reclamavam devido aos sintomas de gripe e resfriados. Então a
empresa selecionou alguns perfis e com a ajuda dos amigos dessas
pessoas, os endereços para que elas recebessem um kit dos lenços e
produtos kleenex.
Ao receber o kit, as pessoas satisfeitas tiraram e postaram fotos com
o presente, promovendo assim a marca. A ação gerou vários comentários,
compartilhamentos e likes gerando um total de 650.402 impressões sobre a
atitude da empresa.
Já a rede de restaurantes Spoleto decidiu entrar de
cabeça na ideia do blog _Kibe Loco que lançou uma crítica de humor sobre
o atendimento apressado das linhas de restaurante fast food. O vídeo
acabaria com a reputação de qualquer marca e apelaria até ao
departamento jurídico.
Mas os donos da marca resolveram entrar na brincadeira fazendo a
continuação do vídeo e no final pedindo que os consumidores denunciem,
caso forem mal atendidos por algum dos restaurantes da empresa. A
estratégia resultou em quase 2 milhões de acessos e obteve um grande
buzz positivo para a marca de fast food.
A campanha da Nextel em 2012 também foi uma
referência de sucesso para conquistar novos clientes para a empresa de
produtos e serviços de telefonia celular. O trabalho aconteceu em
parceria com a Agência Casa e um novo serviço do Google, o Otimizador de
Campanhas da Rede de Display.
A ferramenta que melhora a segmentação e os lances para as empresas
fez com que o usuário ao acessar um link ou anúncio, fosse logo
direcionado para o site da Nextel para preencher um cadastro.
Posteriormente os atendentes da empresa entram em contato com o usuário
para oferecer um conteúdo atrativo e relevante sobre o que ele procurou.
O impacto online foi garantido e a Nextel conseguiu atrair de fato, os
consumidores interessados através de uma abordagem mais eficiente.
A empresa de absorventes Kotex também se utilizou
das redes em uma ótima tacada de marketing. Foram selecionados 50 perfis
de mulheres que ditam a moda e influenciam outros usuários do
Pinterest. A partir disso avaliou os gostos e preferências dessas
internautas e enviando um presente personalizado junto com um kit de
seus produtos.
O resultado não poderia ter sido melhor, as consumidoras fotografaram
o agrado e além de divulgar a foto no Pinterest, também compartilharam
no Facebook, Twitter e Instagram gerando mais 694 mil impressões.
Por fim, outra marca de absorventes que também se destacou nas redes sociais em 2012 foi a Bodyform.
A empresa recebeu um comentário negativo em sua fan page no Facebook de
um inglês que se dizia enganado e cansado das mentiras que as marcas de
absorventes pregavam sobre a mulher se sentir feliz e livre durante o
seu período menstrual.
A empresa soube lidar de maneira bem humorada com a situação,
elaborando um vídeo de resposta gravado no estilo inglês. Nele é feito
um pedido de desculpas e a declaração de que nem todas as pessoas sabem
lidar com a verdade e foi por isso criou-se a abordagem de que as
mulheres eram felizes para que os homens não sofressem com a triste
realidade feminina.
E então, juntar a criatividade e as redes sociais com um enfoque de
Social Media Marketing é ou não é uma excelente maneira de divulgar e
promover uma marca?
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