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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Marketing e redes sociais: confira os melhores

Marketing e redes sociais: confira os melhores.
Esse artigo é um oferecimento da equipe Nextel para o Chá de Cérebro.
Que as redes sociais se tornaram estratégicas para o marketing já não é novidade. Em 2012 algumas marcas conseguiram gerar buzz de seus serviços e produtos por meio de projetos e ideias criativas de Social Media Marketing, como é conhecida essa interação para divulgação da marca.
Entre principais cases que alcançaram sucesso é preciso destacar a Kleenex, empresa de lenços de papel para resfriados, a Spoleto, rede de restaurantes, a Nextel, marca de produtos e serviços de telefonia, a Kotex e a Bodyform como empresas de absorventes.
A estratégia da Kleenex foi utilizar o Facebook para buscar palavras-chave e encontra o público alvo de seus produtos, pessoas que reclamavam devido aos sintomas de gripe e resfriados. Então a empresa selecionou alguns perfis e com a ajuda dos amigos dessas pessoas, os endereços para que elas recebessem um kit dos lenços e produtos kleenex.
Ao receber o kit, as pessoas satisfeitas tiraram e postaram fotos com o presente, promovendo assim a marca. A ação gerou vários comentários, compartilhamentos e likes gerando um total de 650.402 impressões sobre a atitude da empresa.
Já a rede de restaurantes Spoleto decidiu entrar de cabeça na ideia do blog _Kibe Loco que lançou uma crítica de humor sobre o atendimento apressado das linhas de restaurante fast food. O vídeo acabaria com a reputação de qualquer marca e apelaria até ao departamento jurídico.
Mas os donos da marca resolveram entrar na brincadeira fazendo a continuação do vídeo e no final pedindo que os consumidores denunciem, caso forem mal atendidos por algum dos restaurantes da empresa. A estratégia resultou em quase 2 milhões de acessos e obteve um grande buzz positivo para a marca de fast food.
A campanha da Nextel em 2012 também foi uma referência de sucesso para conquistar novos clientes para a empresa de produtos e serviços de telefonia celular. O trabalho aconteceu em parceria com a Agência Casa e um novo serviço do Google, o Otimizador de Campanhas da Rede de Display.
A ferramenta que melhora a segmentação e os lances para as empresas fez com que o usuário ao acessar um link ou anúncio, fosse logo direcionado para o site da Nextel para preencher um cadastro. Posteriormente os atendentes da empresa entram em contato com o usuário para oferecer um conteúdo atrativo e relevante sobre o que ele procurou. O impacto online foi garantido e a Nextel conseguiu atrair de fato, os consumidores interessados através de uma abordagem mais eficiente.
A empresa de absorventes Kotex também se utilizou das redes em uma ótima tacada de marketing. Foram selecionados 50 perfis de mulheres que ditam a moda e influenciam outros usuários do Pinterest. A partir disso avaliou os gostos e preferências dessas internautas e enviando um presente personalizado junto com um kit de seus produtos.
O resultado não poderia ter sido melhor, as consumidoras fotografaram o agrado e além de divulgar a foto no Pinterest, também compartilharam no Facebook, Twitter e Instagram gerando mais 694 mil impressões.
Por fim, outra marca de absorventes que também se destacou nas redes sociais em 2012 foi a Bodyform. A empresa recebeu um comentário negativo em sua fan page no Facebook de um inglês que se dizia enganado e cansado das mentiras que as marcas de absorventes pregavam sobre a mulher se sentir feliz e livre durante o seu período menstrual.
A empresa soube lidar de maneira bem humorada com a situação, elaborando um vídeo de resposta gravado no estilo inglês. Nele é feito um pedido de desculpas e a declaração de que nem todas as pessoas sabem lidar com a verdade e foi por isso criou-se a abordagem de que as mulheres eram felizes para que os homens não sofressem com a triste realidade feminina.
E então, juntar a criatividade e as redes sociais com um enfoque de Social Media Marketing é ou não é uma excelente maneira de divulgar e promover uma marca?

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