Procurando Plantas Exóticas E Raras? Temos as Plantas que você procura aqui !!!!

 Olá Amigas (os),tudo bem? Visite nosso site e confira as plantas que temos.

Temos plantas raras e plantas para colecionadores.Temos plantas de todas as 

espécies como: suculentas,cactos,rosas,samambaias,begônias,avencas,antúrios,

enfim,temos uma infinidade de espécies de plantas em sementes e mudas.

Nosso contato Whatsapp: 47-99656 1856 (vivo).  Aguardamos a sua visita ou 

contato.Atenciosamente:Pedro Osera.


  Clique na Imagem !!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Como plantar calonchoê

Aprenda tudo que precisa para manter essa linda e resistente flor em sua residência

vida_na_fazenda_como_plantar_calanchoê (Foto: Reprodução/Thinkstock)
Calonchoê é resistente e alegra a casa 

Faça sol ou faça chuva, a resistente calanchoê mantém-se vistosa e colorida em qualquer lugar. Esteja presente num ambiente fechado ou aberto, é difícil vê-la sucumbir devido a alguma variação do clima. No inverno, enquanto outras plantas ficam inativas, a calanchoê continua florescendo. De beleza durável, é muito requisitada em floriculturas, garden centers, mercados e outros pontos de vendas de plantas e flores.
Motivos não faltam para a calanchoê contribuir para o incremento do orçamento mensal de quem se propuser a plantá-la com fins comerciais. Além da resistência às intempéries climáticas e de manter-se por um bom tempo em sua exuberância, a planta permite controlar seu florescimento para ocorrer em qualquer época do ano.

Rosa, laranja, branca, amarela, vermelha, lilás e outras tonalidades são as cores das variedades de calanchoê, que ainda é conhecida como flor-da-fortuna, flor-
do-papai, erva-da-costa e saião. Pertencente à mesma família dos cactos (crassuláceas), é também chamada de suculenta, planta que não precisa de muita água. Originária de Madagascar, na África, tem floração abundante para enfeitar diversos ambientes, principalmente os que contam com luminosidade.

Em jardins, as pequenas flores agrupadas da planta são adequadas para formar maciços e bordaduras. Já em vasos e floreiras, são as preferidas pelos compradores no varejo. Muitos gostam de presentear amigos e parentes, dada a sua durabilidade. Quando não está florida, a calanchoê ainda mantém valor ornamental graças às folhas carnudas que possui. De textura grossa, são verde-escuras e lustrosas. Expostas diretamente à luz do sol e em lugar com circulação de vento, ao longo do tempo adquirem um bonito tom avermelhado.

A calanchoê pode crescer até 30 centímetros de altura. Necessita de solo fértil e irrigação, desde que não haja acúmulo excessivo de água, o que pode favorecer a proliferação de fungos e apodrecer a planta. Se ressecar, torna-se amarelada e desnutrida, promovendo a queda prematura de folhas e flores.
vida_na_fazenda_como_plantar_calanchoê (Foto: Reprodução/Thinkstock)
Independentemente de onde for cultivada, é importante podar o ramo que surge assim que as flores secam, para induzir florescimentos. A cada poda, pode-se fazer uma adubação com material orgânico ou químico, com formulação indicada para floradas.
Cabe salientar que as variedades comercializadas em lojas e mercados de flores foram desenvolvidas para cultivos intensos. São mais exigentes em condições climáticas e fertilidade de solo, dificultando a adaptação em plantios domésticos. Porém, há variedades que não foram melhoradas geneticamente e são mais resistentes para ser mantidas em pequenas áreas.

>>> INÍCIO A calanchoê mais popular é a apple blossom, com forma semelhante a de uma minirrosa com pétalas em círculos e sem miolo aparente. Também chama a atenção a evergreen, com pétalas de crescimento vertical e flores mais compridas; a paris, cujas pétalas externas crescem para fora e as centrais permanecem fechadas por mais tempo; e a more flowers, a mais longeva, de aspecto uniforme, com dezenas de botões por vaso. Dê preferência para plantas com folhas inteiras, brilhantes e sem manchas.

>>> AMBIENTE Deve contar com bastante luminosidade, clima quente e úmido e temperatura entre 13 ºC e 29 ºC. Se cultivada à meia-sombra, a planta precisa ficar a pleno sol algumas horas por dia, preferencialmente durante as manhãs e no fim da tarde. Em regiões muito quentes, recomenda-se proteger a calanchoê dos raios solares no período das 11 às 14 horas. Plantas adquiridas em floriculturas devem passar por um período de adaptação em ambientes com exposição ao sol da manhã e em vasos maiores, com boa quantidade de solo adubado e bem irrigado.

>>> PLANTIO A calanchoê se propaga facilmente por meio de estacas e ramos com 5 a 8 centímetros. Devem ser plantadas em solo bem drenado e rico em matéria orgânica ou numa mistura de composto orgânico, fibra de coco e adubo. Em vasos, utilize uma parte de terra comum, outra de terra vegetal e mais duas de areia.

>>> adubação Faça anualmente com adubo orgânico de origem animal ou vegetal, enriquecido com fertilizante químico com formulação NPK na proporção 10-10-10, para estimular o desenvolvimento vegetativo, e 4:14:8, para o florescimento. A quantidade dependerá do local de plantio e sempre deve ser ministrada aos poucos e em maior frequência.

>>> regas Para vasos, regue com pouca água apenas o solo duas vezes por semana no verão e uma no inverno ou quando o substrato estiver começando a ressecar. A irrigação deve ser manual, para  que nenhuma parte do plantio fique seco. Em canteiros em jardins, a irrigação por aspersão é necessária, mas sem deixar o solo encharcado.

>>>produção A calanchoê é uma planta perene, porém, tem os meses do início do inverno ao fim da primavera como o principal período da florada. Se a intenção for aumentar a quantidade de florescimentos, faça podas dos ramos com flores velhas e novas adubações. Para maior durabilidade da flor, evite molhá-la, impossibilitando a incidência de doenças.

RAIO X

Solo: fértil

Clima: quente e úmido

Área mínima: o plantio pode ser em vasos

Produção: florada principal ocorre entre o início do inverno e o fim da primavera

Custo: menos de R$ 1 é o preço da caixa com 15 mudas em saquinhos
*Fábio Alessandro Padilha Viana é engenheiro agrônomo, doutor em produção e tecnologia de sementes de flores e plantas ornamentais e professor da Universidade de Brasília (UnB), tel. (61) 8601-8619 ou (61) 8284-3345, fabioapviana@unb.br
Onde comprar: mudas para serem cultivadas em pequenas áreas devem ser adquiridas em lojas de flores ou feitas a partir de ramos de plantas velhas; por serem melhoradas, as calanchoês comercializadas por meio de produtores tecnificados são menos resistentes e tendem a um pegamento muito reduzido, devido à falta de condições climáticas e/ou à indução com hormônios sintéticos para enraizamento de estacas
Mais informações: profissionais de instituições de pesquisa de plantas, de assistência e extensão rural ou de empresas em regiões produtoras de flores podem auxiliar com técnicas de plantio

Nenhum comentário:

Postar um comentário