Olá Amigos(as),visitem minha página no Facebook e confira as Novidades!!!!!

sábado, 17 de janeiro de 2015

JavaScript e Java são as linguagens mais populares em ranking da Redmonk

codigo
A consultoria Redmonk divulgou, nesta última quinta-feira, seu tradicional ranking de linguagens de programação e marcação. Com edições publicadas desde 2010, a lista levou em conta mais uma vez as tags e repositórios do Stack Overflow e do Github para concluir que o JavaScript e o Java, praticamente empatados, continuam no topo.
O JS leva uma ligeira vantagem sobre a linguagem “rival”, segundo o relatório divulgado pela empresa, o que o coloca na primeira posição -- ao contrário do que aconteceu na lista da IEEE, que coloca o JavaScript na sétima posição. Depois da dupla, o PHP aparece no terceiro lugar, seguido do Python e do trio C#, C++ e Ruby, todos empatados em quinto lugar. Por fim, o CSS, o C e o Objetive-C fecham os dez primeiros colocados.
Fora desse top 10, os destaques ficam nas mãos da Go, da Coffeescript e da Swift. A primeira fez sua estreia entre as vinte linguagens mais usadas, enquanto o segundo passa por uma fase que é justamente a contrária. Depois de três análises da Redmonk, “a pequena linguagem que compila no JavaScript”, como os próprios desenvolvedores descrevem, saiu do top 20.
linguagem
A situação de nenhuma das duas, no entanto, se compara à da Swift. Adotada hoje como a linguagem padrão para o desenvolvimento de apps para iOS, a criação da Apple derivada do Objetive-C pulou da 68ª posição para a 22ª – uma “ascensão dramática” e nunca vista antes, como descreveu a consultoria no relatório.
O crescimento maior da Swift se deu no Stack Overflow – no Github, a maior parte dos repositórios é voltada para educação ou infraestrutura, segundo a Redmonk. A expectativa da empresa, aliás, é de que a linguagem alcance o top 20 até o final deste ano, quando um novo ranking será elaborado e divulgado.

10 sites e cursos em português sobre tecnologia e programação

Há uma lista enorme de cursos online e sites relacionados a ciência da computação e linguagens de programação. Mas uma boa parte deles está disponível só em inglês, o que pode tornar as coisas mais complicadas – mesmo para quem consegue entender bem o idioma. Por isso, selecionamos desta vez 10 fontes de material sobre o assunto, todas gratuitas e traduzidas para o português, entre sites e aulas que podem ser acompanhadas no seu ritmo. Confira a seguir.

Codecademy

Com versão em português lançada no fim de maio deste maio, o Codecademy é uma das mais populares plataformas de ensino. Os cursos gratuitos – que partem do básico e vão até o avançado – de HTML e CSS, JavaScript, jQuery, PHP, Python e Ruby não são acompanhados de vídeos, apenas de textos com instruções. Elas aparecem à esquerda, enquanto à direita você pode escrever os códigos seguindo os passos apresentados. Há ainda três opções de projetos, que podem ser concluídos em menos tempo e ajudam a colocar os conhecimentos em prática.

Para saber mais, clique aqui.

Microsoft Virtual Academy

Mais focado em produtos da Microsoft, a “universidade” virtual e aberta da empresa traz vários tutoriais em português voltados para o desenvolvimento de aplicações de Windows 8 e Windows Phone – ou simplesmente Windows. O site também traz treinamentos tratando de data centers, nuvem e mobilidade empresarial, entre outros assuntos.

Para saber mais, clique aqui.

CursoEmVídeo

Iniciativa brasileira do professor carioca Gustavo Guanabara, o CursoEmVídeo traz aulas sobre HTML5, Algoritmos, PHP e Photoshop Creative Cloud. Todas podem ser acompanhadas de graça diretamente pelo YouTube ou no site, que exige um cadastro, mas oferece uma série de materiais para consultar no decorrer do curso.

Para saber mais, clique aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário